Net BR 137: Entenda melhor os dois recursos de segurança de usuário.

A rede BM conta com dois sistemas de proteção de ID pessoal: Qual a diferença?

A rede é um ponto de convergência de usuários, sysops de repetidores e sysops da própria rede e conta com recursos de monitoramento e proteção de vários tipos.

No que implica em proteção aos usuários a rede conta com dois recursos de proteção de ID.

Um é a proteção do seu ID no Hotspot por senha pessoal, o que impede que terceiros usem o seu ID em outro Hotspot ou outro sistema sem sua aprovação.

O outro é a proteção pessoal impedindo que terceiros usem o seu ID indevidamente na rede, um recurso onde você determina um bloqueio automático do seu ID liberando o mesmo quando for usar.

O site DVBRAZIL é uma ferramenta importante e que vale a pena explorar mais, esse conta com um tutorial para os dois casos que vamos disponibilizar o link no post desse Net BR em Notícias. Para quem quiser anotar o endereço do guia de configuração é https://www.ham-dmr.com.br/seguranca-de-id/ e repetiremos no final deste.

(1) Vamos ao primeiro caso que é a senha de Hotspot, esse recurso vem sendo explicado e comentado desde o segundo trimestre, uma vez que será obrigatório o uso de senha pessoal a partir da virada do ano, mas vamos a um resumo bem simples:

Primeiro você precisa estar cadastrado no site da Brandmeister internacional que é o Brandmeister.network. O cadastro é muito simples e costuma levar até 72hs para te liberarem, apenas preste muita atenção ao digital o indicativo sem espaço após ele, o mesmo para a senha.

Uma vez cadastrado, faça seu Login, clique sobre seu prefixo clicando a seguir em SelfCare e tudo se resume em colocar a senha no campo Hotspot Security no site Brandmeister Network habilitando o recurso e inserir a mesma senha no campo Hotspot Secutity em Configuration do painel do seu pi-star.

O procedimento é muito simples, mas por ser algo novo a muitos, quem tiver dificuldades poderá com consultar pelo e-mail do suporte encontrado no site DVBRAZIL ou no grupo DVBRAZIL do Telegram. Os maiores erros comuns são errar nas senhas e pedimos para usar apenas letras e números evitando caracteres especiais.

(2) Agora vamos ao segundo recurso de proteção que é a proteção de ID Pessoal onde você deixa bloqueado quando não está usando e desbloqueia quando for usar. Não é tão prático, mas em situações que suspeitem do uso indevido vale muito a pena usar temporariamente.

Esse recurso também é criado pelo Selfcare do Site Brandmeister.network, mas precisará de um recurso adicional no Celular que é o App “Google Authenticator”, portanto baixe e instale. Esse irá gerar um número de Token a cada 30 segundos sincronizado com a Brandmeister.

Para habilitar o recurso, estando na tela do Selfcare habilite o Air Security e aparecerá um QR Code.

Leia esse pelo Google Authenticator que já passará a gerar as chaves aleatórias.

A seguir clique em Salvar no Self care e aparecerá uma segunda tela. Nessa selecione quanto tempo queira que sei ID fique ativo após uso, selecione o Master 7242 BR e salve novamente.

Tem dois modos de você habilitar seu ID.

Um deles é acessar o Selfcare no site Brandmeister.network e clicar no “botão Enable PTT now”.

Outro modo é pelo próprio rádio e para isso precisará conhecer um pouco do operacional dele, pois precisará digitar um contato privado com o número 9 seguido dos seis dígitos gerados pelo App e apertar o PTT.

Parece complicado desbloquear via rádio, mas fica fácil digitar um contato num GD77 com o Firmware do Roger Klark e em outros modelos de rádios DMR, mas carece dedicar um pouco em entender isso, lembrando da segunda opção via site.

Nos dispomos a orientar quem tiver dúvidas e recomendamos que habilitem o segundo recurso sempre que tiverem qualquer suspeita de mal uso ou forem deixar o ID sem uso por muito tempo.

Como posso monitorar o uso do meu ID? O DMR BOT da rede é um ótimo recurso, pois poderá monitorar seu próprio indicativo e também pelo painel da rede em DMR Last Heard no site bm.dvbrazil.com.br

Repetindo o endereço onde está o guia de configuração:

https://www.ham-dmr.com.br/seguranca-de-id/

 

EVENTOS e INFORMAÇÕES:

Rodada Rancho da Amizade. Aproveitem para prestigiar esse encontro semanal toda sexta-feira final de tarde no TG 7244 coordenado pelo Antunes PU2PYT e demais do Rancho, rodada tradicional na 146.610 Analógica em São Paulo, agora aberto ao mundo via DMR.

QTC FALADO DA LABRE, por LABRE NACIONAL: A LABRE informa que terá a sua 11 edição do QTC mensal da LABRE dia 30/11 às 21hs, próxima segunda, nesse mesmo TG do Net BR 724942 saindo também em Dstar no Refletor 724D, em C4FM no Refletor YSF-Brazil_724 e em 40m na Frequencia de 7.123 KHz. Além destes poderão acompanhar via Zelo PR8AAA, alguns Repetidores Analógicos que retransmitirão os sinais recebidos do DMR e quaisquer outros meios ou redes que se disponham a repassar o áudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS