Net BR 132: Novo APP DMRTTS (Texto para voz), grande ajuda a muitos usuários.

Clique na imagem para acessar o APP.

Hoje apresentamos um novo aplicativo criado para a rede Brandmeister do Brasil com objetivo principal de auxiliar aos radioamadores com deficiência visual. Trata-se do DMRTTS (DMR TEXT TO SPEECH).

  • Trata-se de um painel web para monitorar talkgroups da rede Brandmeister, com apoio de áudio descrição e layout com apoio visual. A cada indicativo que entra em um Talk Group é efetuada uma narração (áudio descrição) do indicativo, incluindo também navegação pela lista de indicativos presentes com o apoio de áudio descrição. 
      • Não requer instalação, basta manter a página da web aberta no computador.
      • A operação é muito simples, para digitar um TG o aplicativo vai informando por voz cada digitado apertado e selecionamos o TG com Enter no final. Com isso basta um teclado numérico para interação com o APP, fácil de usar mesmo a quem apresenta alguma deficiência visual.
      • Podemos repetir o último indicativo recebido com a seta a esquerda e ouvir qual TG está monitorado com a seta a direita.
      • A quem tem perda parcial de visão, o aplicativo mostra o TG e os indicativos recebidos em tamanho grande e cores de contraste.

 

  • O aplicativo também se mostra muito útil para uso no dia a dia como esses exemplos:
      • Monitorar determinado Talk Group sem a necessidade de ficar olhando ao Dashboard.
      • Monitorar tráfego em determinado TG, independente do Slot estar ocupado um QSO em outro TG. Por exemplo, posso monitorar se alguém entra no TG do repetidor mesmo com ele ocupado um QSO em outro TG. Não saberei via RPT de algum chamado no TG dele por estar ocupado, mas o indicativo que chamou no TG do RPT será anunciado pelo APP.
      • Auxiliar em operação móvel sem a necessidade de se distrair para ler um indicativo.
      • Auxiliar na operação com rádios sem display ou sem base de contatos.
      • Podemos usar pelo celular, mas em lugar de digitar o TG basta clicar no número do TG para abrir uma lista com alguns TG’s e selecionar, útil para usarmos quando móvel por exemplo.

 

  • A rede Brandmeister conta hoje com mais de um recurso para monitorar o tráfego, mas todos visuais, e este veio para somar num modo inovador, beneficiando não só a quem tem alguma dificuldade visual, mas a todos nós.
    • Seguem os quatro recursos de monitoramento principais no Brasil que são:
      • Opção 1: Painel na web (Dashboard) Internacional com os últimos indicativos chamados na rede, onde podemos filtrar por TG. Encontrado no Site da Brandmeister Internacional https://brandmeister.network/ clicando em “Actividade Recente” ou “Last Heard”.
      • Opção 2: Painel na web (Dashboard) Nacional com os últimos indicativos chamados na rede, onde podemos filtrar por TG ou Indicativo ou ver tráfego geral nacional. Encontrado no Site da Brandmeister DVBRAZIL https://bm.dvbrazil.com.br/ clicando na opção “Last Heard”.
      • Opção 3: DMRBot Coruja, aplicativo no Telegram que nos permite seguirmos alguns colegas nos informando quando e onde a pessoa acessou. Isso facilita falarmos com amigos ou monitorar o próprio ID. Apresentado há duas semanas.
      • Opção 4: DMRTTS tradutor de indicativo para voz http://tts.idgeneris.com/

Esses dois últimos recursos foram desenvolvidos pelo Renato PU2UTR, que nos presenteou inicialmente com o DMRBot e depois atendeu ao nosso pedido para criar esse aplicativo DMRTTS criado por ele com uma praticidade operacional de grande mérito e realizando um desejo do time da DVBRAZIL de longa data em querer beneficiar o pessoal a pedido de alguns colegas com deficiência visual.

O aplicativo já pode ser acessado pela página http://tts.idgeneris.com/ e já passa a funcionar no acesso, podendo alterar o TG bastando digital outro e dar o enter, também navegar pelas setas.

Nossos agradecimentos mais uma vez ao Renato PU2UTR pela dedicação nesses recursos inovadores.

EVENTOS e INFORMAÇÕES:

    • Dia 25, próximo domingo iniciando às 09hs, acontece o segundo encontro de radioamadores de Itatiba junto ao CAITA – “Clube de Aeromodelismo de Itatiba” (próximo ao Ginásio de Esportes de Itatiba-SP). Encontram no Waze. Espaço para exposição de equipamentos, pista de aeromodelismo, feirinha de rádios e infraestrutura completa com banheiro e lanchonetes. Não deixem de prestigiar. Estaremos por lá com nossos equipamentos DMR. Possivelmente esteja sob cobertura do repetidor 439.525 DMR BM Japi Jundiaí e outros na região.
    • O próximo QTC da LABRE Nacional será na próxima segunda feita, dia 26/10 no TG 724942 às 21hs. Será aberto um bate-papo uns 15 minutos antes entre os participantes no TG. Lembramos que também pode ser acessado pelo DSTAR e YSF e será retransmitido a alguns repetidores analógicos via repasse unilateral do áudio DMR para estas.
    • A Alcylene PU8MAF assídua no DMR e presidente da LABRE Maranhão, informa que farão um evento local entre dias 3 e 7 do próximo mês em comemoração ao dia do Radioamador.
      Dias 03 a 05 estarão operando em várias bandas inclusive no TG DMR BM 72424 do Maranhão emitindo certificados de participação alusiva ao dia do radioamador a quem estabelecer contato.
      Terão também uma entrevista para divulgação do radioamadorismo em uma rádio local do 24° Batalhão de Infantaria de Selva – BIS e distribuirão de panfletos sobre o radioamadorismo. Dia 7 farão uma exposição de equipamentos no bar Vitoria na Av. Litorânea em São Luiz do Maranhão com eletroca e sorteios de ferramentas, antenas e um rádio BAOFENG aos presentes. Distribuirão também máscaras adesivadas com o nome Labre Ma. Parabéns Alcy pela iniciativa.
    • Tivemos o JAMBORE (JOTA/JOTI 2020), final de semana passado numa condição atípica pela falta dos acampamentos por conta do momento que vivemos, mas isso não impediu do evento ser um sucesso com operações em todas as bandas e também em DMR onde, diferente de anos anteriores, o TG Nacional 724907 teve uma grande utilização para os contatos de grupos e radioamadores. Poderão acompanhar um pouco visitando a página do PY4WQN no Youtube.

 

    • Temos menos de 15 dias para contribuir na Consulta Pública 65 da ANATEL, aquela que pede propostas para os exames de radioamador, item 2.15. Não deixem de colaborar com sugestão eficaz e embasada no que ocorre em demais países. Na dúvida poderão buscar ajuda junto a LABRE Nacional.

 

    • Por fim, nosso último recado: Não deixem de ativar a sua senha de proteção ao Hotspot. É para sua própria segurança impedindo o uso indevido de seu ID lembrando que a senha padrão será descontinuada em 2021, quando passará a aceitar apenas senhas pessoais. É um recurso exclusivo dessa rede bastando acessar o “Self Care” via site “Brandmeister.network”, ativar o “Hotspot Security”, inserir uma senha e depois acessar a Configuração no pistar do seu hotspot e repetir a mesma senha embaixo de onde seleciona o servidor DMR.

Não se preocupem com esses nomes estranhos, é muito simples e tem um tutorial no site DVBRAZIL em Artigos Técnicos e Hotspot, também, muitos colegas poderão ajudar pelas redes sociais.

3 thoughts on “Net BR 132: Novo APP DMRTTS (Texto para voz), grande ajuda a muitos usuários.

  • Gustavo Guilherme Carlo

    Boa tarde

    Aqui Gustavo PU4-BLS

    Gostaria de sugerir que seja elaborado passo a passo detalhado para incluir a senha do hotspot até dez 2021. Eu com algum conhecimento técnico fiquei com dúvidas, logo acredito que muitos colegas devem estar com muitas dúvidas.

    Por exemplo: Não consegui localizar o “Self Care” via site “Brandmeister.network”.

    73 a Todos.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS
Facebook
Facebook