Net BR 131: Jota/Joti 2020, Hotspots, dicas e assuntos gerais.

EVENTOS:

O JAMBORE (JOTA/JOTI 2020), site http://www.jotabrasil.qsl.br/?p=1107, será no próximo final de semana entre os dias 16 a 18 outubro sendo o maior evento mundial de Radioescotismo, com participação de mais de 2 milhões de escoteiros de 171 países, operando em várias bandas e modos.

A Rede Brandmeister Mundial tem 10 TG’s dedicados a este evento sendo 02 para chamada mundial e 08 separados por continentes, participando pelo quarto ano.

O Brasil conta com o TG 724907 para o Radioescotismo nacional e o 9072 para a América do Sul.

Poderão ter contatos com Europa e Portugal pelos TGs internacionais 9074 e 9075.

Baixe o regulamento abaixo e conheça mais sobre a estrutura da rede pesquisando pelo Net BR 56 em Notícias do Site DV Brazil.

Segue link para a estação PY4UEB em tempo real cedido pelo Ignácio PY4WQN.

https://us04web.zoom.us/j/2484234736?pwd=UjJwN2tMT1JaSXN2NXdWMFlpTFNVUT09 #py4ueb #jotajoti2020py4ueb 


ASSUNTOS GERAIS

Consulta Pública 65 da ANATEL, Apenas lembrando, aquela onde a ANATEL colocou um exemplo descabido de propostas para os exames de radioamador no item 2.15, o prazo se encerra final do mês e pouco está se falando a respeito. Vamos colaborar buscando elementos legais que substanciem uma colaboração eficaz e embasada. Poderão buscar ajuda no site da LABRE Nacional ou nos grupos de Zap pertinentes.

SANTA CATARINA INTEGRADA: O evento ocorreu de 05/out às 21:00h UTC de 12/out com contatos em diversas banda e modos, incluindo o DMR. Parabéns aos idealizadores e clubes participantes.

DICAS OPERACIONAIS.

Seguem mais dicas técnicas e operacionais para facilitar sua vida e evitar conflitos de TGs respeitando as diferenças técnicas entre um Hotspot Simplex e um Duplex ou Repetidor. Lembramos que foi postado no site da rede um guia para configuração de Hotspot apresentado no Net BR 129.

DICA TÉCNICA 1. Qualquer alocação de TG´s no Hotspot é salvo no Servidor e vinculado ao ID do periférico. Não é salvo no Hotspot.

Exemplo, quando adiciono um TG como Estático (aberto para receber o tráfego da rede nele 24hs) no Hotspot, essa programação fica no servidor e não no Hotspot, com isso sempre que eu usar o ID em questão em qualquer outro Hotspot, as informações estarão lá.

DICA TÉCNICA 2. TG Estático é aquele que adiciono no Hotspot para receber tráfego da rede nele por tempo integral.

Posso alocar um TG Estático pelo painel “Brandmeister Manager do pi-star” ou acessando o Hotspot pelo site https://brandmeister.network/. Um TG dinâmico é aquele ativado temporariamente quando nos conectamos à rede apertando o PTT com o TG no Contato.

DICA TÉCNICA 3 – HOTSPOT SIMPLEX: Jamais devemos usar TG Estático no Hotspot Simplex (de uma antena). Nesse Hotspot qualquer TG Dinâmico já fica retido com tráfego aberto à rede, como se fosse estático, até que seja desconectado manualmente transmitindo com o TG 4000 nos contatos.

Alguns reclamam que o 724 está atrapalhando falar em outro TG.

O Hotspot simples tem apenas um Slot e se tiver mais de um TG aberto ao mesmo tempo num único canal vai dar conflito. A recomendação no Hotspot simplex é limpar todos os TGs com o comando TG4000 para só depois acionar outro TG que queira falar, isso SEMPRE, além de jamais alocar estático nele.

DICA TÉCNICA 4 – HOTSPOT DUPLEX: Nesse o conceito é o oposto do Simplex.

Nele precisamos atribuir um TG Estático, principalmente o 724 no Slot1 para receber tráfego da rede tempo integral, caso contrário só teremos TGs Dinâmicos ao apertarmos o PTT que se desconectam após 15 min de inatividade.

Lembramos que o Hotspot Dual segue o mesmo conceito operacional de um Repetidor tendo dois canais distintos multplexados onde o TG Estático se faz necessário caso queira ficar na escuta de algum TG, no caso alocamos o TG724 no Slot1 e demais TG’s como Estáticos ou Dinâmicos no Slot 2. Nessa configuração e equipamento, jamais o 724 irá atrapalhar outro TG, pois estarão em canais digitais diferentes que não se misturam.

 

ENFIM, SÃO CONCEITOS NOVOS PARA MUITOS E, POR SER ALGO NOVO PODE PARECER CONFUSO, MAS NADA QUE UM POUCO DE USO E ESTUDO NÃO O FAÇA FICAR FERA NESSES CONCEITOS.

O Site DVBRAZIL tem vídeos e materiais que lhe ajudarão a entender o funcionamento do DMR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS
Facebook
Facebook