Net BR 129: Configuração de Hotspot, Roaming e outros temas.

Diante de muitas dúvidas sobre programação de Hotspot, o Net BR 129 vem abordar sobre o tema trazendo um Guia para programar na rede Brandmeister, com espaço aberto a perguntas de qualquer assunto envolvendo a rede ou rádios.

NOVOS REPETIDORES

Foi ativado o Repetidor PY2KAJ em 439.625 na Av. Paulista, em São Paulo, conforme previsto. Os testes iniciais foram bons, mas ainda será trabalhado melhorias na recepção. A Av. Paulista foi um marco aos Repetidores nos anos 80 e 90, portanto estamos vivendo um bom saudosismo o retorno na região depois de muitos anos.

FALADO SOBRE A APRESENTAÇÃO PARA CONFIGURAÇÃO DE HOTSPOT DO SITE E DICAS

Imaginem ter comprado um Hotspot direto da china com cartão de memória em branco ou, caso seu cartão danifique e precise reinstalar todo novamente, a apresentação publicada no site é feita para quem precise instalar e configurar do zero.

A REDE BRANDMEISTER conta com funcionalidades exclusivas a exemplo da Segurança de ID, da Segurança de Hotspot, configuração GPS para o APRS, tela de gerenciamento de TGs no PI-STAR habilitado pelo BM API, Servidores mundialmente integrados onde consegue-se acessar 100% dos Talk Groups de qualquer servidor e qualquer parte do mundo e nisso, para configurar o seu Hotspot, basta selecionar o Servidor do país mais próximo e sair usando sem depender de qualquer setup adicional, bem simples, mas a configuração quando feita do zero sempre requer pequenos ajustes pertinentes ao Hardware do Hotspot.

O Guia é dividido em três Etapas: “Preparação”, “Instalação” e, “Configuração e Ajustes”.

Na PREPARAÇÃO, são indicados alguns softwares e hardwares para fazer a instalação do zero.

Na INSTALAÇÃO do pi-star, verão que é bem simples e está resumida em apenas dois slides.

Na CONFIGURAÇÃO E AJUSTES do pi-star, irão notar a simplicidade em se configurar a rede Brandmeister, mas aproveitamos para explicar as configurações de algumas funcionalidades exclusivas dessa rede, uma delas que é o BM_API que favorece inclusive aos modos YSF, DSTAR e NXDN criando um painel de gerenciamento na Tela Dashboard do seu Hotspot.

Abordamos também algumas dicas para evitar erros nas informações pessoais e que impactam no funcionamento. Também orientações para ajustar a frequência e outros parâmetros do seu Hotspot, necessários para ele funcionar sendo que estes ajustes são comuns melhorando em qualquer modalidade de DV.

DICA TÉCNICA. Alguns tem nos procurado com dúvidas de como configurar as frequências dos repetidores ou do Hotspot Duplex no rádio. Lembramos que a frequência de Transmissão do Repetidor ou Hotspot Duplex deve ser configurada na frequência de Recepção do rádio e, a transmissão do rádio configurada na frequência de RX do Repetidor ou Hotspot Duplex. É uma condição que parece básica, mas tem sido um erro comum configurar errado o Rádio e Hotspot Duplex ou Repetidor deixando a frequência de TX do Hotspot como TX no rádio também e aí não irá funcionar. Precisa estar invertido.

Traremos outras dicas técnicas interessantes, principalmente sobre Hotspot Simplex e Duplex no próximo Net BR..

SOBRE ROAMING,

O Paulinho PU2PHK expos uma experiência prática que fez usando o ROAMING pelos repetidores da rede.

PERGUNTAS e ENCERRAMENTO …

CONFIGURANDO-SEU-HOTSPOT-DO-ZERO-DVBRAZIL-20200929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS