Net BR 107 – Temas diversos.

PRINCIPAIS ASSUNTOS TRATADOS – DIA 28-04

TIME de SUPORTE:

CONSULTA PÚBLICA 14 DA ANATEL: Estamos na reta final, só temos uma semana.

  • Estávamos com 586 contribuições semana passada e hoje apenas 669.
  • Não podemos permitir que nos tomem duas das faixas de radioamador, contribuam.
  • É só seguir o roteiro e texto publicado no site www.labre.org.br, da LABRE Nacional, entre outros textos complementares como da REER SP.
  • Espalhem, divulguem, peçam ajuda a quem ainda não participou e não deixem para última hora.
  • A LABRE emitirá um certificado agradecendo aos que participarem da consulta.

QTC MENSAL da LABRE:

  • Ontem ocorreu o QTC da LABRE com pontos interessantes ao radioamadorismo. Um tema abordado e pertinente à rede, que poderíamos até replicar aqui, foi sobre o entendimento “do que é DIGITAL”, pois ainda tem quem desconhece mesmo fazendo uso. Poderão baixar a versão completa em PDF e ouvir o podcast direto do site da LABRE.

AULAS DE CW COM O PEPE PY5QQ:

  • Ocorre as 19h00 toda quarta e sábado no TG 724940. Aulas cíclicas com foco nos exames podendo iniciar a qualquer tempo.

 

 Continuando o tema sobre o uso da rede DMR:

  • Na NetBR semana passada, colocamos importantes dicas operacionais, mas será uma constância os colegas se atrapalhando quanto ao uso de TGs, condição compreensível com a crescente utilização simultânea de TG’s.
  • A base de tudo é uma das leis de Newton que diz que: “dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo”. A rede Brandmeister não tem limites quanto ao uso dos mais de 2mil TGs, mas pela física, conseguimos usar somente um por vez dentro de um mesmo SLOT.
  • Essa regra precisa ser observada principalmente no uso dos repetidores. Sabemos que oTG724 fica isolado no SLOT1 portanto em nada atrapalha ao usuário, uma vez que resta um segundo canal digital para falar que é o SLOT2, mas o Slot precisa estar livre para ser usado. Verifiquem sempre se o Slot do repetidor está livre antes de iniciar o QSO.
  • Portanto para facilitar a todos, redigimos as Dicas Operacionais em PDF e poderão baixar em notícias do site DVBRAZIL, no post NetBR 106.
  • Recomendamos muito essa leitura e pedimos que nos tragam dúvidas. Repassem aos amigos.

Sobre os modos digitais, falado no QTC da Labre, gostaríamos de ressaltar duas particularidades técnicas:

    1. O modo digital ocupa menos largura de banda, alguns dos modos com bandas estreitíssimas, com isso o sinal é mais concentrado aumentando sobremaneira a eficácia com menos potência, concentra a densidade de potência.
    2. Os equipamentos e tecnologias envolvidos nos modos Digitais conseguem decodificar sinais a níveis débeis inaudíveis e imperceptíveis pelo ser humano.

Essas qualidades inovaram sobremaneira o radioamadorismo, favorecendo modalidades com com sinais débeis, a exemplo de Reflexão Lunar e HF sob baixa propagação e, nos agregando novas tecnologias a exemplo do WSPR (Wisper), TV Digital, SDR, telemetrias, Sondas Meteorológicas, geolocalização, Digital Voice em HF, VHF e UHF, sim falei DV em HF, procurem por FreeDV.

Alguns desses já abordados em edições antigas do NetBR e outros ainda serão abordadas.

ESPAÇO ABERTO PARA TEMAS E ASSUNTOS DOS USUÁRIOS

  1. PY2BBQ Hilton: com atualizações sobre Simulados REER e COVID19.
  2. PY2UEP Demilson: sobre JS8CALL, informou testes e possibilidades de uso, possibilidades de trampolim tipo digipeater, vide Mapa PSK report e um boa opção para comunicação de emergência.
  3. PY2OC: Araucária VHF Contest, informações no site https://www.avhfc.com sendo uma boa oportunidade para contatos no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS