Net BR 86 – Assuntos gerais

  1. Perguntas da semana:

 

  • O pi-star é o software de gestão de Hotspot ou repetidor e instalado no Raspberry Pi.

Recentemente lançaram um Raspberry Pi avançado, comparável a alguns computadores que é o Raspberry Pi 4 e nos perguntaram se aceita o SW pi-star.

  • Pesquisamos e a resposta e aparentemente é “em testes”.

A exemplo do Raspberry Pi 3 B+ onde o idealizador do pi-star teve de criar uma edição Versão 4.0 Beta especificamente ao modelo, terá de ser criado uma versão Beta ao RPi4 por incompatibilidade de FW. Parece que a versão 4.1 já é compatível, mas ainda como Beta teste.

  • O Raspberry Pi 4 é considerado um computador com excelentes recursos tendo seu preço acima dos demais e vem outra pergunta, “Se vale apena investir num RPi 4 para usar num Repetidor ou Hotspot?” Usar um computador avançado apenas para rodar o pi-star e deixando excelentes recursos ociosos sem qualquer benefício adicional, parece ser um desperdício de HW e dinheiro desnecessários já que o Raspberry Pi Zero W, com ou sem um cabo Ethernet, custando 1/3 ou menos do valor, é mais do que suficiente para tocar um RPT ou HS com perfeição e sem falhas.

 

  1. Sobre Homologação, como todos já devem saber, a taxa foi extinta pela Resolução ANATEL num 715 de 23/10/2019 e, vale a pena corrermos com isso antes que alguém mude. Foi um tema abordado por duas vezes no Net BR e convidaremos o Rogério PY2TWI para nos agraciar com mais uma abordagem atual, orientações e dicas nas próximas edições do Net BR.

 

  1. Vamos trazer um quadro de informações novo. A rede Brandmeister, como sempre mencionamos, é formada pelos que a usam e uma parte muito importante são os que se propõem a instalar e manter repetidores. Portanto iniciaremos uma seção de informações de repetidores nas edições da Net BR, abordando uns 3 na média de todo o Brasil, para que todos possam conhecer um pouco mais de cada um:
    • Votuporanga SP – PY2KIM 147.120: Repetidor MMDVM com duplexador instalado numa torre de 90m provendo grande cobertura da região e permitindo acesso por radioamadores de cidades vizinhas a longas distâncias.
    • São José do Rio Preto SP – PY2KIG 439.650: Repetidor MMDVM com duplexador instalado em local alto na cidade com excelente cobertura local. Em breve passará a usar antena Colinear Coaxial aprimorando ainda mais a qualidade de cobertura.
    • São Paulo SP PY2KSM 147.360: Repetidor profissional Motorola com duplexador instalado no alto de uma torre na Serra da Cantareira cobrindo toda grande São Paulo, cidades distantes a mais de 200km como Pardinho, parte do interior de SP e surpreendentemente, chegando em algumas estações base no Litoral de SP, um fato incomum que não ocorria com repetidores em Analógico.

 

Curiosamente os dois primeiros citados foram os primeiros a integrar essa rede que iniciou com dois repetidores e conta com mais de 50 atualmente sempre visando o melhor a quem a usa.

 

  1. Aproveitamos para reiterar o convite feito na Net BR anterior,
    • Se você é atuante na rede e gostaria de participar na condução de edições da Net BR em agendas a definir, venha integrar-se ao time dela. Você terá toda ajuda dos demais bastando se dedicar apenas à condução estruturada da Net quando for sua vez.
    • O objetivo é que cada Estado tenha pelo menos um representante para conduzir o Net BR em data a ser agendada, conforme comentado ano passado e chegou o momento.
    • Entre em contato com qualquer moderador do Net BR ou do grupo DV Brazil no Telegram para que possamos nos programar juntos. Poderá contatar pelo site DVBrazil também.

 

 

  1. PARA FINALIZAR, TEREMOS O 1º ENCONTRO DA REDE DMR DIAS 15, 16 e 17 de NOVEMBRO EM ITUPEVA. QUEM FOR PARTICIPAR, PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO GRATUITA NO SITE DO ENCONTRO, UMA VEZ QUE O ANGELO ESTÁ PRODUZINDO KITS COM CAMISETA, BONÉ PERSONALIZADO ENTRE OUTRAS COISAS A SER REPASSADO PELO CUSTO A QUEM QUISER FICAR.
    • SÁBADO DIA 16, CONTARÁ COM BREVES PALESTRAS SOBRE O DMR PARA QUE OS PARTICIPANTES POSSAM CONHECER UM POUCO MAIS DA REDE PARA APROVEITAR SEUS RECURSOS E SANAR SUAS DÚVIDAS. HORÁRIOS AINDA A SER DIVULGADO.
    • ACESSE A PROGRAMAÇÃO E FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PELO SITE DVBRAZIL CLICANDO NO BANNER QUE APARECE DE INÍCIO.

 

  1. Apenas reiterando sobre a moderação dos Net BR e ao convite feito, quem quiser experimentar algo novo, nos procurem por favor. Podem contatar pelo suporte@dvbrazil.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS