Comparativo entre Rádios DMR top de linha, excluindo os comerciais…

Uma pergunta comum é: Qual o melhor DMR que posso comprar?

A resposta acaba entrando no tema do “depende”…

Depende do seu gosto pessoal, da sua disposição a gastar com o hobby, do seu conhecimento para tirar proveito desde o rádio mais simples para fazer coisas dos mais sofisticados à utilização dos mais sofisticados entre outros.


Podemos classificar em três níveis de equipamentos (HTs):

  • Os de entrada ou mais simples tipo: GD-77 (melhor custo x benefício), Baofeng (não recomendado, os famosos 5R conflitam com a rede, talvez arriscar os mais novos mesmo assim é um risco)…   Custos entre 70 e 90 dólares.
  • Os Intermediários tipo: TYT (bom), Retevis (bom), Ailunce (não recomendado)… Custos entre 110 e 150 dólares.
  • Os Top de linha e de recursos: AnyTone, Alinco e BTech… Custos entre 150 e 230 dólares.

Estamos falando aqui de HTs, mas há rádios móvel/base tipo o MD9600 ou RT90 e previsão do AnyTone lançar um top de linha.  Custos ente 280 e 350 dólares.

Segue um comparativo técnico entre os rádios HTs Top de Linha.


 

2 thoughts on “Comparativo entre Rádios DMR top de linha, excluindo os comerciais…

  • Inicialmente era meus planos adquirir um equipamento de 50 Watts. Depois analisando melhor, achei que usando um repetidor próprio ( HotSpot) teria um custo bem menor, e com os mesmos resultados de um rádio base.
    E com a vantagem da mobilidade, daí partir para um HT.

    • Fabio Poli

      Edison,
      Um Hotspot comum é uma opção secundária.
      É útil onde não há cobertura de um repetidor, mas se torna limitado onde há cobertura de repetidores os quais proveem cobertura local, além da flexibilidade de dois Slots entre outros recursos.
      Uma alternativa de Hotspot ao repetidor seria um Dual Slot e, ainda assim, perderia a opção de cobertura local via RF e a emoção de falar via repetidor, mas consegue fazer local via link.
      O fato é que nada substitui o prazer de falar via repetidor, ainda mais se digital e podendo complementar com um Hotspot para viagens em trechos de sombra, melhor ainda.
      A rede está crescendo em quantidade de repetidores e com grande área coberta e boa continuidade nos estados de SP e PR por enquanto, expandindo aos demais no sul.
      Em resumo, se vale algum conselho, havendo caixa não desista de um bom rádio no carro, certamente ele lhe trará muitas alegrias.
      Fte 73

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook