Qual o melhor rádio para usar no DMR (categoria HT)?

You are here:
< Voltar

Há vários fatores a induzir à compra de um rádio, nem sempre o mais simples lhe agrada, ou você irá usar funcionalidades do mais completo, envolve o quanto pretende investir, há rádios que são mais dependentes de programar via computador, outros conseguem ser programados pelo teclado, alguns cabem 10mil contatos, outros 100mil, outros 150mil e alguns colhem informações das pessoas via rede, enfim… 

O objetivo aqui é trazer um pouco de informação para que você possa decidir o que lhe cabe e o que mais lhe agrada. Não estamos dando foco aos de linha comercial, excelentes, mas mono-banda.

Qual será o melhor a você, ao seu uso, o que mais vai lhe deixar feliz

Vamos dividir em 03 categorias, Básica, Intermediária e Top de linha:

Na linha Básica podemos destacar o Radioddity GD-77 como líder de vendas sendo considerado o DMR de melhor relação custo x benefício.

Esse HT pode ser comprado no mercado do Brasil por quem tiver pressa e não queira arriscar riscos de importação ou, pode ser importado direto da www.radioddity.com (não aceitem envio via DHL, peça envio pelo sistema tradicional que costuma levar em torno de 20 dias até a entrega).

CONTRA:

  1. Carregam, até 10mil contatos na memória Flash interna (somente o prefixo).
  2. Receptor SDR conversão direta e com isso não tem boa “seletividade” falhando sua recepção em locais com níveis medianos de RF ou interferências, a exemplo ruas de SP ou quando ligado a antena externa.
  3. Tempo de carga da bateria levando 5hs ou mais.
  4. Apenas 16 canais por Zona.

A FAVOR:

  1. Portabilidade
  2. Fácil manuseio.
  3. Possível contornar limitações de programação via computador usando um Codeplug estruturado.
  4. Custo bem acessível (80 dólares importando direto), mesmo comprando no Brasil onde há vendas em valores um pouco mais alto, mas na garantia de receber o rádio, rápido e com algum suporte técnico.
  5. Durabilidade da bateria (o indicador de bateria cai logo para um risco, mas depois dura o dia todo usando sem dó). Importante carregar o rádio toda noite e usar durante o dia separado do carregador.
  6. Facilidades de edição de Contatos e Canais do Codeplug externamente via CSV.

.

Como outra opção de rádio, também há o Baofeng DMR, mas foi abolido nos EUA devido à incompatibilidade das primeiras versões com a rede DMR e as versões mais novas tipo 1801 tem dado dor de cabeça a muitos, tendo muito no que melhorar em hardware e firmware. Para uso com Hotspot até funciona, já em Repetidor costuma ser encrenca costumando a bagunçar os Slots. Em resumo, se puder sair fora de Baofeng, saia.

Já na linha Intermediária temos HTs da Tytera (MD 380, MD390, MD-UV380, MD2017…), Retevis (RT3, RT82…), Ailunce (este citado mas não recomendado) e outros custando na faixa de 110 a 150 dólares.

CONTRA:

  1. Receptor SDR conversão direta e com isso não tem boa “seletividade” falhando sua recepção em locais com níveis medianos de RF ou interferências, a exemplo ruas de SP ou quando ligado a antena externa.
  2. Bateria dura um pouco menos que o GD-77.
  3. As funcionalidades de botão para mudar as Zonas o deixa lento, prejudicando a praticidade do rádio caso criem várias Zonas.

A FAVOR:

  1. Portabilidade
  2. Fácil manuseio, mas limitado na manipulação de Zonas. Controle de nível de microfone…
  3. Possível contornar limitações de programação via computador usando um Codeplug estruturado. Tem a vantagem de poder entrar com o TG manualmente além de um contato Privado.
  4. Aceita 64 canais por Zona (exceto Ailunce).
  5. Memória Flash de banco de dados interno aceita até 100mil contatos e o Display mostra Indicatino, Nome, Cidade, País, etc…)

Quanto aos Top de Linha temos o AnyTone (D868 e D878), Alinco e BTech 6×2 com custos variando entre 150 e 230 dólares nos USA.

São equipamentos robustos com excelente acabamento, alta capacidade de armazenamento, funcionalidades que não há nas linhas mais simples além da possibilidade de serem programados via teclado do rádio.

Segue um comparativo e especificações no link abaixo que vale a pena conhecer e que deve ajudar na escolha.

Facebook
Facebook
YOUTUBE
YOUTUBE