Sobre o DMR (FAQ)

Diferente de sistemas conectados a “Refletor” ou a redes que dependam de Sysops para estabelecer algumas rotas de TGs,  os Repetidores ou Hotspots DMR, no BrandMeister, se conectam direto a Servidores em rede conectados no mundo, um como backup do outro, num conceito similar a rede web de computadores onde é o usuário quem direciona a sua comunicação para qualquer Talk Group ou local do mundo pelo seu rádio, com extrema simplicidade e o Servidor é quem gerencia com dinamismo e sem ficar vinculado a terceiros.

O Servidor Brandmeister BR está instalado num grande DataCenter em SP, tem alta capacidade e trabalha com folga, sendo desnecessário qualquer servidor secundário ou regional, conectado em rede internacional numa concepção em estrela interligado com mais de 46 servidores no mundo, onde um pode atuar como backup do outro numa emergência.

​No Brandmeister, o que comanda é o Talk Group que você usa independente de qual repetidor ou hotspot está usando como meio de transporte para o Servidor e rede. Isso possibilita ao usuário falar onde quiser com um simples apertar de PTT. O alvo sempre é o Talk Group.

O DMR é baseado em tecnologia TDMA fazendo com que cada repetidor tenha 2 canais digitais (slots) com atuações independentes. Isso permite flexibilidade operacional.

​Podemos considerar os TG (Talk Group) como salas ou ambientes operando em Nuvem, destinadas a uma região ou a um grupo de repetidores ou um País ou uma língua ou atividades específicas ou sub-regiões ou ao que quiser possibilitando uma infinidade de uso e a nível mundial.

Como exemplo o TG 724 destina-se ao Brasil, o 724942 também mas interligado a um servidor de Dstar (XLX724D) e outro de C4FM (YSF_BRAZIL724), já o 915 é usado para contato mundial em Lingua Portuguesa, o 268 com Portugal, o 91 para contato mundial em Inglês, TG 2 para uso Local, etc.

​Basta selecionar o TG de onde quiser falar e apertar o PTT pra estar conectado onde a conexão perdura aberta por até 15min após seu último cambio, bastando apertar o PTT para abrir novamente.

​A rede BrandMeister é aberta, porém monitorada e controlada, cabendo o uso a cada repetidor ou usuário com bom senso. Permite APRS, Roaming entre repetidores, SMS, Pocsag, Contato Privado e uma infinidade de aplicações via IP.

Foi dimensionada para acomodar um grande número de usuários evitando conflitos de uso ou de interesses ou de assuntos ou de áreas de atuação e quanto mais repetidores existirem, mais opções tem pra falar, similar a um sistema de PABX.

​Por padronização o TG 724 permanece estático no Slot1 interligando todos os repetidores do Brasil, já o Slot 2 fica destinado qualquer outro TG inclusive contatos internacionais e contato local usando o TG 2.

Para conhecer mais sobre o sistema DMR, segue uma apresentação clicando no título a seguir: –> TECNOLOGIA DO DMR – APRESENTAÇÃO <–.

 

Links úteis:

Este mapa é uma colaboração do PY2GPS Rafael.

Facebook
Facebook