O que é o DMR?

You are here:
< Voltar
  • Digital Mobile Radio (DMR) é uma rede padrão de rádio móvel desenvolvida pela “European Telecommunications Standards Institute (ETSI)” e adotada como plataforma por grandes empresas como Motorola e Hitera. Adotada há poucos anos pelos Radioamadores do mundo usando tecnologias para juntar os diversos padrões comerciais e dedicados.
  • DMR usa múltiplo acesso por divisão de tempo (TDMA Time Division Multiple Access) intercalando as transmissões de dois rádios em pacotes de 30 ms, o que chamamos de “slots”. Estes ocupam os 12.5 kHz do canal de rádio a cada pacote. 
  • Cada slot pode carregar conversas distintas ao mesmo tempo – isso significa que cada repetidor DMR proporciona dois canais de voz simultâneos como se fossem dois repetidores analógicos num mesmo espaço – a figura abaixo representa isso:
  • Na rede Brandmeister, cada slot pode ter um número ilimitado de “talk groups” como se fossem canais discretos e usados de modo independente um do outro. 
  • O usuário em um talk group não escuta demais em outro talk group (exceto se deixar liberado a função monitor no rádio), desse modo podemos pensar em Talk Groups como “Ambientes ou Salas de Conversação” ou até mesmo fazer uma analogia como se fossem Páginas de Internet.
  • Você escuta e opera num “Talk-Group” estando o radio programado com um contato de grupo no TX e, em alguns rádios como o GD77 que obrigam a ter o mesmo TG no RX List configurado no canal. Aos que estiverem soba a mesma cobertura do RPT, também num mesmo Slot.
  • O DMR proporciona melhor rejeição a ruídos e bom performance com sinais fracos comparando com Sistema analógico devido ao uso de sofisticado sistema de correção de erros (FEC – Forward Error Correction) e codecs para remover ruídos e reconstruir que porventura se percam  – ilustrado abaixo:
Facebook
Facebook
YOUTUBE
YOUTUBE